Somos CAVI – Centro de Apoio à Vida Independente

É com grande entusiasmo que informamos que a Associação VilacomVida foi reconhecida como Centro de Apoio à Vida Independente (CAVI). Isto significa que, no âmbito da nossa missão – a promoção da inclusão social e vida autónoma de pessoas com perturbação ligeira do desenvolvimento intelectual – seremos uma estrutura que colocará em prática o Modelo de Apoio à Vida Independente (MAVI).

Este modelo assenta na disponibilização de assistência pessoal a pessoas com deficiência ou incapacidade para a realização de atividades de vida diária, ou seja, que necessitam de apoio para prosseguir a sua vida de forma independente.

De acordo com o n.o 3, do artigo 174 do RE_ISE, conjugado com o n.o 2 do artigo 3.o do Decreto-Lei n.o 129/2017, de 9 de outubro, são potenciais beneficiários deste programa:

a) As Pessoas com deficiência certificada por Atestado Médico de Incapacidade Multiuso ou Cartão de Deficiente das Forças Armadas, com grau de incapacidade igual ou superior a 60% e idade igual ou superior a 16 anos.

b) As pessoas com deficiência intelectual, as pessoas com doença mental e as pessoas com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), com idade igual ou superior a 16 anos podem ser destinatárias de assistência pessoal, independentemente do grau de incapacidade que possuam.

c) As pessoas com deficiência com idade igual ou superior a 16 anos que se encontrem abrangidas pela escolaridade obrigatória apenas podem beneficiar de assistência pessoal fora das atividades escolares.

d) Os maiores declarados interditos podem beneficiar de assistência pessoal devendo ser assegurada a sua participação ativa no processo da formação da vontade e na efetivação das decisões, sem prejuízo do regime legal das incapacidades e respetivo suprimento.

Se corresponde a qualquer um destes perfis ou conhece alguém que possa estar interessado em beneficiar deste programa, envie por favor um e-mail para info@vilacomvida.pt indicando o seu contacto. Será contactado em breve pela nossa equipa.

No comments
wb_gestaoSomos CAVI – Centro de Apoio à Vida Independente