No Craveiral nasceu uma pizzaria com produtos frescos e que emprega pessoas com défice cognitivo

Três forças uniram-se e criaram um projeto onde há sustentabilidade ambiental, social, pizzas orgânicas e vista para o Alentejo vicentino.

o universo dos significados, o número três parece ser especial. Na numerologia é sinónimo de sensibilidade e expressão. Para os chineses, é o número perfeito, porque junta o céu, a Terra e, como resultado das suas existências, a humanidade. Espiritualmente, tem várias interpretações. É, por exemplo, no cristianismo, o número da Santíssima Trindade, aquela que é composta pelo Pai, Filho e Espírito Santo; é o número dos principais deuses na religião hindu (Brahma, Vishnu e Shiva), bem como na cultura antiga do Egito (Ísis, Osíris e Hórus).

Também para os lados da Costa Alentejana há uma tríade perfeita. O Craveiral Farmhouse, um empreendimento turístico em Odemira, inaugurado em 2018, juntou-se ao In Bocca Al Lupo, o primeiro restaurante italiano biológico de Lisboa, e à Associação VilacomVida, uma instituição particular de solidariedade social e organização não governamental para a pessoa com deficiência com personalidade jurídica, para fazer nascer o projeto que já tinha sido idealizado, mesmo antes da abertura do turismo rural. O Craveiral Pizzeria Com Vida In Bocca Al Lupo passou a estar disponível, oficialmente, a 15 de junho, e é um dos serviços integrados no restaurante desta unidade hoteleira.

Da junção destas três forças distintas, garantem-se várias coisas: um espaço inclusivo, com a melhor das paisagens alentejanas, com lugar para pessoas que dificilmente têm oportunidades no mercado de trabalho (muito por ideias pré-concebidas, porque, a realidade é que são capazes de aprender e de executar tarefas) e ainda pizzas feitas de raiz, em forno de lanha, pintadas com ingredientes sazonais e locais — tão locais que a carta, composta por seis pizzas, colheu os ingredientes da horta do empreendimento turístico, tendo ido buscar os restantes a produtores locais.

“Biológico é bom, mas local é ainda melhor. Então se for da horta, é ouro sobre azul”, diz à MAGG Ágata Mandillo, 36 anos, a cabeça por detrás da carta e a proprietária do restaurante In Bocca Al Lupo, aberto desde 2014 junto da Praça as Flores, em Lisboa. Ficam alguns exemplos das pizzas que resultam da parceria com o Craveiral Farmhouse nas imagens abaixo.

As pessoas também importam. Na pizzaria de Odemira fortalece-se a componente de consciência e sustentabilidade social, com a ligação à Associação VilacomVida, que, fazendo a ponte com a a APCO — Associação de Paralisia Cerebral de Odemira, selecionou uma pessoa para trabalhar neste projeto. Nos planos está o aumento da contratação. Com formação especifica, ficam responsáveis por tarefas de preparação, finalização ou serviço de mesa, no que se refere apenas ao menu de pizzas.

“É a primeira experiência de trabalho dele, é o primeiro contrato de trabalho dele. Tem sido muito gratificante quer para ele, quer para nós”, explica à MAGG Pedro Franco e Pinto, proprietário do Craveiral Farmhouse, referindo-se a João (nome fictício), o novo funcionário do restaurante com défice cognitivo. “Queremo-lo em tarefas que sejam confortáveis para ele e para nós. A ideia é tratá-lo como um colaborador normal. Isso é o que lhe dá mais autonomia e isso é que o vai fazer feliz. Dito isto, temos de encontrar tarefas adaptadas às suas capacidades.”

Que tarefas está ele a executar? “Leva as pizzas à mesa, faz a ponte entre a zona das pizzas e a cozinha. Dá também apoio na reposição de produtos e no balcão. Fora do horário da pizzaria, assegura na limpeza do espaço e na preparação da montagem das mesas.”

Craveiral Pizzeria Com Vida In Bocca Al Lupo

Morada: Craveiral Farmhouse – EM 501, Km 4, São Teotónio, Beja, Portugal

Horário: Quarta-feira a domingo, das 13h às 15h e das 20h às 23h

Fonte: www.magg.pt

No comments
wb_gestaoNo Craveiral nasceu uma pizzaria com produtos frescos e que emprega pessoas com défice cognitivo