missão

Promover a vida autónoma e a inclusão social para um ser humano realizado na sua diferença

Somos uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) fundada em dezembro de 2016

A VilacomVida surge da união entre a experiência e o reconhecimento comprovado de uma médica neurologista e um grupo de pais de crianças com Perturbações Ligeiras do Desenvolvimento Intelectual (PLDI)(nomeadamente Trissomia 21, Perturbações do Espectro do Autismo, entre outras).

Acreditamos que pessoas com PLDI podem ter uma vida autónoma e serem verdadeiramente integradas na sociedade, realizando-se como seres humanos.

Queremos promover a inclusão social e a vida autónoma destas pessoas, através de um programa de apoio à intervenção terapêutica para a autonomia.

Este programa atua na infância e na juventude, acompanha na pré-integração profissional e no exercício da profissão, bem como na inclusão na vida comunitária de uma vila portuguesa: uma VilacomVida.

objetivos

Educar para a Autonomia

Atuar, desde o nascimento até à idade adulta, através da programas de formação para a vida autónoma.

Desinstitucionalizar

Mostrar, através de exemplos internacionais de sucesso, o impacto positivo que a vida autónoma tem em alternativa à sua institucionalização, quando as mesmas têm capacidade para tal.

Alterar mentalidades

Contribuir para alterar mentalidades relativamente à real capacidade para criar valor no emprego e na comunidade onde se inserem.

Apoiar os pais

Ajudar e acompanhar os pais e as famílias dos nossos beneficiários neste caminho para a autonomia dos seus filhos, através de ações de formação específicas e de técnicos especializados.

Construir pontes

Entre famílias, terapeutas, empregadores, associações, escolas e comunidade em geral, para proporcionar um adequado e plano de autonomia e desenvolvimento pessoal.

Apoiar as famílias carenciadas

Através da constituição de uma bolsa social de apadrinhamento, para que ninguém deixe de ser preparado para a autonomia por questões financeiras.

esta é a nossa equipa

Somos pessoas, todas iguais, todas diferentes, somos várias profissões, somos voluntários e somos também, muitos de nós, pais de crianças com Perturbações Ligeiras do Desenvolvimento Intelectual (PLDI) com um novo olhar sobre a diferença.

Saber mais

TRANSPARÊNCIA E BOAS PRÁTICAS

CONHEÇA OS NOSSOS ESTATUTOS

wb_top_accessQuem Somos