Parceria com Alma e com Vida!

O programa OntheJob tem como objetivo a inclusão de jovens com Dificuldades Intelectuais e do Desenvolvimento (DID) numa formação em contexto real de trabalho na área da restauração. Ao mesmo tempo que os formandos realizam a sua prática profissional, desenvolvem também competências essenciais para a sua empregabilidade no sector. O programa é atualmente financiado pelo programa “Parcerias para o Impacto”, do Portugal 2020 e tem como parceiro a Cozinha com Alma, espaço onde decorre, em contexto inclusivo, a formação dos nossos super-heróis. o.

A parceria feita com alma e com muita vida, transforma os jovens e não só, já que as competências desenvolvidas têm repercussão positiva, quer para as famílias que podem contar com um filho mais autónomo em casa , quer para a comunidade, que experiencia a mais-valia da inclusão.

Atualmente, temos três jovens na equipa de cozinha, que os recebeu de forma acolhedora, ensinando-os a irem mais longe.

Bastou uma semana para se notar uma interação positiva entre os elementos da cozinha e os jovens.

Os formandos são acompanhados por uma técnica e um tutor que, de forma articulada, os acompanham na aprendizagem de competências específicas na área da cozinha e outras essenciais para a integração laboral – sociais, emocionais, relacionais e académicas. Todo o programa é desenhado à medida.

Os jovens já estão familiarizados com a equipa e com as rotinas da cozinha, sendo capazes de realizar algumas tarefas e procedimentos com autonomia, como o fardar-se, vestir os equipamentos de segurança (touca, luva, avental), realizar o embalamento (tapar caixas, colocar etiquetas, armazená-las na caixa) e descascar legumes e frutas.

Com dois meses passados do arranque do projeto, vemos que cada um dos jovens revelam os seus talentos: a Sofia, que já descasca camarões como ninguém, a Marlene que já sabe verificar a temperatura dos pratos que podem ser embalados e o André que já faz o embalamento dos pratos e os armazena na caixa.

Para o jovem André, “é bom trabalhar aqui. Gosto de tapar as caixas e de pôr etiquetas. A Sofia diz “todos são muito simpáticos e ajudam quando temos dúvidas”. Já a jovem Marlene relata “gosto do trabalho e de aprender coisas novas”.

Isto reforça a nossa certeza de que daqui sairão importantes aprendizagens e passos seguros, rumo a um futuro autónomo.

Continuação de bom trabalho!

No comments
wb_gestaoParceria com Alma e com Vida!